Saúde Animal

"SAÚDE ANIMAL: INOVANDO COM CARINHO E CONHECIMENTO PARA O BEM-ESTAR DO SEU ANIMAL".

Como cuidar do filhote

Os primeiros dias dos filhotes são importantes na construção de um relacionamento harmonioso entre o filhote e sua nova “família”, portanto, seja paciente e compreensivo.

Agende com o criador a data de entrega do filhote de preferencia aos finais de semana e procure buscar o filhote no periodo da manhã, pois você terá o dia inteiro para dar atenção e distraí-lo, preparando assim pra que a noite ele esteja adaptado e cansado, pronto para dormir.

É importante oferecer um local onde o filhote sinta-se seguro e confortável desde o primeiro dia, uma boa opção é comprar ou improvisar uma cama. Não deixe o filhote em piso liso, a fim de evitar alterações articulares. Estabeleça desde já um local para a alimentação. Vale lembrar que o bebedouro e comedouro devem estar longe do local estabelecido para banheiro, que deverá ser limpo com freqüência.

É comum o filhote chorar à noite, principalmente quando separado da mãe e irmãos, tenha paciência e mantenha-o isolado até a manhã seguinte, caso contrário o filhote associará o “choro” à aparição do proprietário. Outra dica é: antes de colocá-lo para dormir brinque um pouco e alimente-o, espere que faça as suas necessidades, ficando assim com a barriguinha cheia e com todas as energias descarregadas, estando pronto para ter uma noite de sono longa e tranqüila. Alguns objetos podem ajudar como: bolsa de água quente, uma roupa velha, brinquedos ou ate mesmo um relógio tic-tac para distrair.

No processo de adaptação o filhote ira descobrir quem é o “líder da matilha”, portanto os limites devem ser estabelecidos desde já.

Carinho e atenção devem ser dosados a fim de evitar dependência e ansiedade do filhote quando estiver sozinho.

Ofereça a ração 4 a 5 vezes ao dia, de modo que não sobrem restos de ração, siga quantidade indicada na embalagem. Enquanto não completar todo esquema de vacinação o filhote deve evitar passear na rua. Guarde os medicamentos e produtos químicos em locais altos e fechados e mantenha o lixo isolado do animal.

A fase de crescimento é uma extremamente importante, pois refletirá no futuro, quando adulto. Fale com o veterinario e faça um acompanhamento pediátrico, assim prevenindo contra surpresas desagradáveis.

A aquisição de um cãozinho é um investimento em qualidade de vida, escolha bem o criador e assim você receberá as orientações adequadas. Siga regularmente o calendário de vermifugação e vacinação, seguindo as orientações de médico veterinário.
Copyright © direitos reservados a Saúde Animal.
Produzido pela Uug E-Business