Clínica Médica

Por Quê Procurar Um Veterinário?

Uma especialidade que requer um grande amor e dedicação para atuar é a Clínica Médica de Pequenos Animais, sendo necessário realizar um curso de pós-graduação ou residência em alguma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

 

Esse profissional atua especificamente no atendimento clínico de cães e gatos, podendo ainda, ser mais específico ao atuar, por exemplo, em dermatologia, oftalmologia, oncologia, cardiologia, odontologia, nefrologia e clínica de felinos. Na busca de diferencial e de uma melhor capacitação para o exercício profissional, o Médico Veterinário de Pequenos Animais, também sofre uma pressão do mercado de trabalho, que tem exigido profissionais cada vez mais especializados e que possam oferecer serviços diferenciados.

A responsabilidade aumenta quando os cães cada vez mais escolhidos para companhia, principalmente pela sua alegria, docilidade e lealdade conseguem do ser humano sentimentos iguais aos entes queridos da família. Não estando de fora, os gatos, também vêm assumindo esse papel devido aos hábitos de algumas pessoas que são perfeitos para a criação ou ter um gato como companhia. Papel muito importante na sociedade no qual dependerá do especialista se irá acompanhar todo o desenvolvimento do animal e assim ganhar a confiança da família.

 

A Clínica Médica Veterinária pode ser considerada uma das áreas mais difíceis de ser dominada dentro da Medicina Veterinária. Isso não se deve apenas à dificuldade intrínseca da área, mas também por lidar com pessoas que sentem, sofrem, sentem raiva, etc., e esta sensibilidade somente será conquistada com a experiência profissional, pois a formação recebida nas universidades é basicamente técnica e não humana. Ao se trabalhar com muita paixão e dedicação as recompensas hão de vir!

Filhotes

 

Esses adoráveis seres requerem cuidados especiais e essas consultas devem ser feitas, preferencialmente mês a mês, até os quatro meses de idade. Nesse período os filhotes serão vacinados – as três vacinas obrigatórias – e seus tutores serão orientados sobre dentição, castração, segurança e comportamento.

Pets Adultos

Nessa fase os tutores relaxam e as consultas costumam ser executadas somente quando algo irregular aconteça e isso é um perigo.
Devemos nos lembrar que os adultos necessitam das mesmas vacinas tomadas quando filhotes, só que de forma mais espaçada – anualmente – e isso deve acontecer pelo resto da vida. Desta forma se faz necessária pelo menos uma consulta anual, independentemente de algum problema que o pet venha a ter.

As revacinações representam a prevenção contra o surgimento de doenças como raiva e cinomose. A vermifugação, essencial e igualmente importante – representa do controle de parasitas como pulgas e carrapatos. O Veterinário certamente observando seu pet irá indicar o melhor tratamento caso isso seja preciso.

Pets Idosos

O aparecimento de pelos  brancos ao redor dos olhos e no focinho, perda de vitalidade e dificuldade para realizar algumas atividades físicas. Estes são alguns indícios de que o seu cão está ficando velhinho. Em geral, quanto maior a raça, mais rápido o cão chega à idade idosa. Cães de grande porte costumam exibir os primeiros sinais típicos da velhice a partir dos 4 anos de idade. Os animais menores, de pequeno porte, a partir dos 6 anos.

A obesidade e as consequências do acúmulo de gordura estão entre os principais problemas apresentados nessa fase da vida dos cães. Doenças hormonais como hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo (que afetam glândulas) também são bastante comuns. Além delas, tumores e neoplasias afetam os animais idosos com maior frequência. Na idade senil, os processos degenerativos podem progredir de forma mais rápida.

Por Que Procurar Um Veterinário?

Por todos estes motivos, a recomendação dos profissionais é que a consulta veterinária de cães idosos seja realizada a cada 6 meses. Nela, serão realizados os exames necessários para verificar, de forma precoce, o aparecimento de qualquer problema. Ultrassom, ecocardiograma, raio-x do tórax, mensuração da pressão arterial e exames de sangue e urina podem ser solicitados pelo veterinário.

Outros sintomas que indicam a necessidade de uma consulta:

Apatia
Excesso de latidos e uivos
Mudanças de hábitos alimentares – Alimentação exagerada
Hidratação – Falta de beber água ou tomá-la exageradamente
Halitose – odor mais forte do que o normal
Vômito e diarréia recorrente
Lesões de pele, manchas, machucados e coceira excessiva
Tosse e dificuldade para respirar
Dificuldade para levantar, caminhar e deitar
Agressividade ou ansiedade sem motivo aparente

Na Clinica Veterinária Saúde Animal, atendemos a diversas especialidades como: Dermatologia, Oftalmologia, Anestesiologia, Anatomia PatoEstá presente na região do Morumbi desde 1988 sempre inovando em tecnologias e conhecimento. São 350m2 a serviço da saúde de seu pet. Em sede própria, contamos com Sala de Cirurgia, Uti, Recuperação, Internação, Sala de coleta de exames e Laboratório. Possuímos também Banho e Tosa Hotel, Pet Shop e amplo estacionamento interno. Além, do mais importante, atenção, vontade e desejo de melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Carinho e confiança, aliados a tecnologia e conhecimento são a nossa meta!lógica, Oncologia, Odontologia entre outras especialidades. Atendemos Animais Silvestres e Domésticos 

Scroll Up