A lei de Posse Responsável de Animais (nº. 13.131 de 18 de maio de 2001), foi sancionada e virou decreto. Agora, todos os proprietários de cães e gatos, moradores da cidade de São Paulo, têm de fazer o registro do seu animal. Uma das principais medidas deste decreto é a obrigatoriedade do Registro dos Animais, ou o RGA.

O RGA é uma carteira timbrada e numerada, com o nome do animal, sexo, raça, cor, idade real ou presumida; nome do proprietário, RG e CPF, endereço completo e telefone, data da expedição e uma plaqueta de identificação (com número correspondente ao do RGA), que deve ser fixada na coleira do animal.

Além de ser uma identificação que ajudará no resgate de animais perdidos, o RGA poderá auxiliar no planejamento de políticas para o controle populacional de animais, campanhas contra o abandono de pets e fiscalização do aparecimento de zoonoses, por exemplo. Todos os animais residentes em São Paulo deverão ser registrados a partir do terceiro a sexto mês de idade.

Necessário os documentos do proprietário – cpf, rg, comprovante de endereço do animal e carteirinha de vacinação em dia. Taxa da prefeitura paga no local.

Saiba Mais

EM NOSSA REGIÃO O LOCAL MAIS PRÓXIMO é o posto fica na SUVIS BUTANTÃ, localizada na Avenida Caxingui, 658, e o atendimento é feito das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Vale lembrar e o RGA tem um custo de R$ 4,50. No posto do CCZ, além do RGA, também pode ser feita a microchipagem dos cães e gatos registrados.